Natal Brilhante movimenta a cidade e encanta a população

Publicado em: 19/12/2022 13:52

Natal Brilhante movimenta a cidade e encanta a população

Fotos: Arquivo/Cedidas

Na última quarta-feira (14) a população assistiu às últimas atrações do Natal Brilhante, programação da Prefeitura Municipal em comemoração ao Natal que começou no dia 1º de dezembro.

A apresentação da Banda Marcial Municipal abriu a noite. Fundada em 2005, a banda tem hoje 100 integrantes, com idade entre 7 e 18 anos. A regência é do maestro Emerson Palazzi, e a responsável pela coreografia é a professora Aline Palazzi.

A criançada estava aguardando o Papai Noel com ansiedade. Logo o bom velhinho chegou e recebeu a garotada na casinha. Lá, distribuiu doces e fez fotos com todo mundo. Teve até adulto aproveitando para fazer um registro. Papai Noel se despediu e foi embora já perto da meia-noite.

A programação do Natal Brilhante também contou com outras apresentações ao longo dessas duas semanas. Vamos conferir?

Projeto Guri

As crianças do projeto Guri apresentaram a Cantata de Natal, no dia 1º, abrindo a programação de fim de ano. Os 70 alunos das turmas de violão, iniciação musical e canto coral foram conduzidos pelos educadores Thiago Silva e André Buzetti, e pela coordenadora do projeto, Élida Tomazini. Durante a noite, apresentaram clássicos natalinos e outros estilos.

Veja mais detalhes:

Grupo de idosos

A noite de sexta-feira (2) teve início com o grupo de idosos. Os 17 integrantes apresentaram uma coreografia de canções natalinas, feita pela professora Rubiana Ribeiro. A apresentação teve a participação de 17 idosos, entre 60 e 80 anos, frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município.

Projeto Crescer e Cras

Também no dia 2, alunos das turmas de caratê e capoeira, que fazem parte do Projeto Crescer e da rede de fortalecimento de vínculos do município, fizeram uma demonstração das atividades de cada modalidade esportiva. No caratê, os 40 alunos têm como professor o sensei Elton Shiratomi. No comando das aulas de capoeira, está o professor Gilmar Augustilho, que conduz a turma de 20 alunos desde o início do projeto, em setembro deste ano.

Saiba mais sobre o projeto de caratê:

Teatro de sombras

As crianças do Projeto Crescer encenaram a peça O Verdadeiro Significado do Natal em formato de teatro de sombras. A educadora Regina Célia Santos foi a responsável pela direção e pelos ensaios da turma.

O teatro de sombras é uma arte milenar que surgiu no sudeste da Ásia e é tradicionalmente encenado por marionetes, bonecos e máscaras.

Grupo de mulheres

Encerrando as atividades da noite do dia 2, as mulheres do grupo de fortalecimento de vínculos apresentaram uma coreografia com jump conduzida pela professora Rubiana Ribeiro.

O programa existe há cinco anos e hoje tem 30 mulheres, entre 18 e 59 anos, divididas em duas turmas – matutina e vespertina. Além das atividades físicas (jump, caminhada, exercícios funcionais), as participantes contam com palestras e acompanhamento de nutricionista, psicóloga, médico, e toda a rede de Assistência Social do município.

Desabrochar Ballet

As meninas do projeto Desabrochar Ballet, da Divisão de Educação e Cultura, apresentaram, no dia 8, o espetáculo O Segredo das Fadas. As bailarinas, que têm entre 3 e 14 anos, encantaram o público com canções da música clássica e dos musicais da Disney.

Conheça mais sobre o projeto:

Praça iluminada

As apresentações do Natal Brilhante ocorreram na praça Ernesto Gentil, que está toda iluminada e enfeitada para receber a população. Alguns enfeites foram confeccionados com garrafas PETs, arrecadadas pela Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, por meio da campanha Natal Brilhante.

Funcionou assim: cinco garrafas PETs de dois litros podiam ser trocadas por um cupom para concorrer a uma bicicleta. Ao todo, foram 2.320 garrafas usadas arrecadadas e 464 cupons distribuídos. As PETs foram utilizadas para a confecção do sino, festão e para os encaixes de demais enfeites.

A equipe da Divisão de Educação e Cultura foi responsável pelos enfeites, contando com a ajuda dos servidores Douglas Belão, Antônio Porto, Lindicei, Goreti, Jhemili, Creusa, Esabeli e Marlei.

Além de incentivar a prática da coleta seletiva no município, a ação de arrecadação de PETs e seu reaproveitamento nos enfeites de Natal é mais uma iniciativa que corrobora o compromisso da administração com a preservação do meio ambiente.

Veja a galeria de imagens:
*Devido ao grande volume de imagens, a galeria será atualizada constantemente.
** Fotos da banda ainda estão sendo editadas.