Trabalho de grupo com diabéticos é realizado no município

 

Publicado em: 11/07/2023 10:03

Whatsapp

 

Trabalho de grupo com diabéticos é realizado no município

 

Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento

A Divisão de Saúde e Saneamento realizou, na última sexta-feira (7), um trabalho de grupo com diabéticos insulinodependentes. Uma iniciativa desse tipo já havia ocorrido em 2022 e, com os resultados positivos, a equipe já estuda a possibilidade de realizá-la bimestralmente, com a incorporação de diabéticos não-insulinodependentes.

O grupo reuniu uma equipe multidisciplinar – médico, farmacêuticas, técnicos de enfermagem e agentes comunitário de saúde – que orientou a respeito de temas importantes à saúde dos diabéticos insulinodependentes.

Entre as pautas, foi abordado o cuidado farmacêutico, um projeto que está sendo implantado no município e que pretende melhorar o atendimento aos pacientes,  aumentar a resolutividade do uso de medicamentos, assim como os principais problemas relacionados ao seu uso inadequado.

Para que essa iniciativa tenha êxito, a base do trabalho é centrada em cada indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, como explica a equipe.

O médico da Unidade orientou sobre o autocuidado com os pés dos diabéticos. Esse olhar especial aos pés é importante, pois a diabetes pode causar a perda da sensibilidade dos membros inferiores, propiciando lesões, machucados, que, se não tratados, evoluem para infecções e, em alguns casos, à amputação de dedos, pé e, até mesmo, da perna.

O profissional também abordou o uso de insulinas e medicamentos e reforçou a importância da atividade física e da alimentação saudável como práticas essenciais para o controle da diabetes.

Os agentes comunitários de saúde realizaram aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, iniciativa do Projeto Saúde com Agente, que tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde e a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.

A equipe salienta que essas ações reforçam a valorização dos agentes, assim como o papel relevante que desempenham como educadores para a cidadania na Saúde por meio da atuação contundente na prevenção e no cuidado das pessoas.

As atividades foram finalizadas com um café da tarde saudável servido aos participantes.