Estado de São Paulo lança a última campanha de vacinação contra a febre aftosa

 

Publicado em: 06/11/2023 13:20

Whatsapp

 

Estado de São Paulo lança a última campanha de vacinação contra a febre aftosa 

 

Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Na terça-feira (31/10), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, lançou em Presidente Prudente a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado.

O evento ocorreu no Salão do Limoeiro, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, representando o governo do estado, além de pecuaristas, estudantes e técnicos agropecuários.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), São Paulo se tornará zona livre de febre aftosa após novembro, período da última etapa de vacinação contra a doença.

Na campanha de vacinação contra a aftosa, em maio de 2023, foram imunizados 11.025.252 (onze milhões, vinte e cinco mil e duzentos e cinquenta e dois) animais no estado, o equivalente a 99,99%.

A partir de 1º maio de 2024, animais com origem em zonas livres com vacinação, como Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro e parte do Amazonas, não podem ingressar em estados que já suspenderam a imunização.

Isso porque o pleito para o reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação está previsto para ser apresentado à Organização Mundial de Saúde Animal em agosto de 2024. A finalização da avaliação será em maio de 2025, quando o prazo de 12 meses sem o uso do imunizante e sem ingresso de animais vacinados nas áreas será cumprido, conforme definido pelo Código Sanitário de Animais Terrestres daquele Organismo Internacional.