Veja o cronograma da coleta de resíduos sólidos

Publicado em: 21/06/2021 13:55

Confira o cronograma de coleta de resíduos sólidos no município

Foto: Teksomolika

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do município vem trabalhando incansavelmente para diminuir os impactos do descarte irregular de lixo. Para isso, é importante que os resíduos sejam descartados corretamente, pois, do contrário, podem acarretar grandes impactos ao meio ambiente, como contaminação da água, atração de vetores de doenças (insetos, roedores e urubus) e geração de gases poluentes como o metano, o principal responsável pelo efeito estufa.

Os resíduos sólidos são definidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. No nosso município, é realizada a coleta semanal desses resíduos, e é necessário estar atento aos dias específicos para cada tipo.

Veja o cronograma:

Os resíduos de poda e corte de árvores/limpeza de quintal e resíduos da construção civil devem ser colocados na calçada na quarta-feira, para que a equipe de limpeza municipal recolha na quinta-feira.

Lembrando que lixo úmido são aqueles que se encontram sujos ou contaminados por alguma substância, seja ela orgânica ou não, sendo todo tipo de material que não possui mais utilização, como: restos de comida, bitucas de cigarro, papéis sujos, fraldas descartáveis, papeis engordurados, chiclete, borra de café, e outros.

Já o lixo seco inclui todo tipo de material e resíduo que pode ser limpo e tratado para ser reciclado ou reutilizado. Como papel (jornais, revistas, papeis de escritório em geral, caixas de papelão, caixas de leite e suco), plástico (sacos e sacolas plásticas, cds, garrafas pet em geral, tubos e demais peças plásticas), vidro (garrafas, embalagens de alimentos e bebidas, copos e outros objetos de vidro) e metal (latas de alumínio, em geral de alimentos e bebidas, embalagens metálicas, objetos de cobre, zinco e ferro).

Colocar cada tipo de resíduo a ser coletado no dia correto, faz toda diferença. A equipe municipal de limpeza urbana agradece a sua colaboração.