Caminhada é opção simples e barata para atividade física

Publicado em: 25/06/2021 12:17

Caminhada é alternativa simples e barata para praticar atividade física

Foto: Jcomp

Estresse, hipertensão, colesterol ruim alto, diabetes, obesidade, depressão, doenças crônicas, função cardiovascular e condicionamento físico deteriorados. Assustador, não é mesmo? Esses são apenas alguns exemplos dos estragos que a falta de atividade física pode fazer na sua vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa. Além disso, observa que, segundo pesquisas, um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Mundialmente, calcula-se que isso custe em torno de US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.

A OMS também recomenda que um adulto pratique de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana para manter o corpo saudável. E uma das formas de atingir essa meta é fazer pelo menos 30 minutos de caminhada de segunda a sexta-feira, pois é uma atividade simples e sem nenhum custo.

No nosso município, a população costuma realizar suas caminhadas na rodovia, estrada vicinal e em outros locais não muito apropriados para isso. Porém, o ideal é que exista um local adequado, onde os moradores possam se exercitar sem nenhuma preocupação: sem trânsito de veículos, solo e topografia uniformes e segurança.

A prefeitura municipal entende que a prática de atividade física é essencial para a população e, por isso, incentiva e busca investimentos para proporcionar ao município condições apropriadas para que essas atividades sejam realizadas.