Município lança projeto que incentiva a realização do pré-natal

 

Publicado em: 16/09/2021 13:07

Whatsapp

 

Município lança projeto que incentiva a realização do pré-natal

 

Foto: UBS/Estrela do Norte

De acordo com o Ministério da Saúde, a realização do pré-natal é fundamental para prevenir ou detectar precocemente patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a gestante.


Pensando nisso, a Divisão de Saúde de Estrela do Norte lançou, em julho deste ano, o Projeto Mamãe Responsável, Futuro Saudável, que tem a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), Samantha Ribeiro, à frente.


A iniciativa tem como objetivo incentivar a adesão das gestantes ao pré-natal, com a presença em todas as consultas médicas ou de enfermagem, assim como o acompanhamento com equipes multidisciplinares – avaliação odontológica, avaliação de imagem, avaliação laboratorial, testagem rápida e vacinação.


As futuras mamães que realizarem o pré-natal integralmente, comparecendo a todos os procedimentos agendados, receberão um kit com material de higiene para elas e para os bebês. A mamãe da Iasmim, Maria José Alves Nogueira, foi a primeira a contemplada.


A equipe municipal de saúde está sempre buscando maneiras de aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar da população. Dessa forma, este programa foi idealizado para que o cuidado com as pessoas seja efetivo desde o nascimento. 

A Divisão de Saúde conta com o compromisso de todas as gestantes para que o projeto tenha muito sucesso.