Entenda a importância do tratamento de esgoto no município e saiba o que é uma ETE

 

Publicado em: 22/09/2021 12:57

Whatsapp

 

Entenda a importância do tratamento de esgoto no município e saiba o que é uma ETE

 

Foto: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

A coleta de esgoto eleva a qualidade de vida da população, pois reflete na melhoria da educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e na preservação dos recursos hídricos, além de reduzir a mortalidade infantil.

 

Dados do Instituto Trata Brasil, de 2021, mostram que 100 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a serviços de coleta de esgoto.

 

O esgoto é formado diariamente, quando higienizamos as mãos, tomamos banho e usamos a descarga do banheiro. Por isso, tratar o esgoto é extremamente necessário, visto que nesse efluente existe uma alta quantidade de protozoários, vírus e bactérias nocivos à saúde humana.

 

Sendo assim, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são locais imprescindíveis, pois é lá que ocorre a remoção dos poluentes da água previamente usada pela população, possibilitando a sua devolução aos corpos hídricos em boas condições e de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

Em Estrela do Norte, o órgão responsável por realizar o tratamento do esgoto é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio da lagoa facultativa.

 

No dia 14 de julho de 2021, a engenheira ambiental da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Estrela do Norte, Aline Leonardo, visitou a ETE do município. Com a presença do agente de saneamento ambiental, Celso Germano, foi possível acompanhar todo o processo de tratamento de efluente doméstico realizado.

 

*Com informações de Aline Leonardo