Recolhimento de resíduos sólidos no município tem resultado inédito em 2021
Foto: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente
Em 2021, a Prefeitura de Estrela do Norte e o setor de Meio Ambiente trabalharam incansavelmente para alcançar um objetivo: otimizar a coleta seletiva no município e superar os números já alcançados anteriormente.
Como resultado, tivemos um aumento de 50%: foram quase 26 toneladas de material reciclável recolhidos em 2021, ou seja, aproximadamente 9 toneladas a mais do que a quantidade recolhida em 2020, quando o município coletou 17 toneladas. Confira no gráfico:
De acordo com a engenheira ambiental da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aline Leonardo, o aumento se deve às campanhas e ações realizadas, como a distribuição de bags, o trabalhado das catadoras e, principalmente, a colaboração dos munícipes.
Além do recolhimento de material reciclável, o município também trabalhou em outras frentes, para recolher e realizar o descarte consciente de diversos materiais que são extremamente prejudiciais à natureza se dispensados de maneira incorreta.
Dessa forma, foram:
• 272 pneus destinados à Reciclanip* que deixaram de ser enterrados;
• 426 litros de óleo de cozinha que não foram para o esgoto;
• 3 quilos de pilhas e baterias que não vão poluir o solo com metais pesados;
• 5 quilos de remédios vencidos e usados que não vão contaminar o solo.
Para 2022, a meta é aumentar o recolhimento de todos esses materiais, além de inovar com a realização de campanhas para coleta de resíduos eletrônicos e recolhimento de embalagens de agrotóxicos; e firmar parceria com o comércio a fim de implantar pontos fixos para o recolhimento de lâmpadas em desuso.
A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente agradece ao empenho da população em melhorar os índices de coleta de resíduos sólidos e espera continuar contando com a colaboração de todos em 2022.
Boas festas!
*Reciclanip: entidade cujo objetivo é coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem.