Decreto municipal atualiza medidas de enfrentamento à covid-19 no município

Publicado em: 19/01/2022 11:27

Decreto municipal atualiza medidas de enfrentamento à covid-19 no município

Após aumento expressivo de casos de covid-19 no estado de São Paulo, o governo do estado recomendou aos organizadores de eventos, restringir a 70% a presença de público, exigir comprovante de vacinação completa, além da manutenção do uso de máscaras e álcool em gel.

O governo deu autonomia para que cada município possa editar suas regras de acordo com a realidade local. Dessa forma, devido ao aumento considerável de casos de sintomas respiratórios e casos positivos para covid-19 em Estrela do Norte, o Prefeito Municipal Dehon Toso, seguindo orientações da Divisão de Saúde e da Vigilância Sanitária do município, decidiu alterar o Decreto Municipal n° 2568/14, que trata sobre a atualização das medidas de enfrentamento à covid-19.

Assim, ficou decidido:

• Suspender as festividades de carnaval, organizadas de forma privada (comércio local, chácaras de aluguel) ou municipal, e qualquer evento que gere aglomeração.

• Proibir o consumo coletivo de bebidas à base de infusão de erva-mate tereré/chimarrão, e de qualquer produto fumígeno derivado ou não do tabaco, por meio de equipamentos acessórios denominados como narguilé ou similares, nas praças e espaços públicos, fechados ou abertos.

O Decreto Municipal n° 2568/01/14, de 30/08/2021, está mantido. Assim, continua valendo a obrigatoriedade da higienização contínua do comércio, o uso obrigatório de máscaras para todos os funcionários do comércio e clientes, a disponibilização de álcool em gel 70%, o distanciamento entre pessoas e qualquer tipo de aglomeração.

A pandemia de covid-19 não acabou. A expressiva aderência da população à vacinação foi e continua imprescindível para que os casos da doença não evoluam para as formas mais graves e/ou levem à morte.

No entanto, há faixas etárias da população que ainda não foram vacinadas e outras em que o ciclo de imunização ainda não está completo. Além disso, novas variantes, como a Ômicron, continuam surgindo, o que pode agravar ainda mais a pandemia.

Continue usando máscaras, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento, higienizando as mãos, e fiquem atentos ao calendário de vacinação.

Contamos com a colaboração de todos.

Confira o decreto na íntegra: