Publicado em: 06/04/2022 14:54

Saneamento rural nos municípios paulistas é tema de encontro em Marília

A enfermeira Maria Denise da Silva Toso e a engenheira ambiental Aline Leonardo.

Foto: Brida Acksteen

A cidade de Marilia, localizada no Centro-Oeste Paulista, sediou, na manhã de ontem (5), a “11ª Reunião sobre o Levantamento Técnico para Orientação de Investimentos em Saneamento Rural dos Municípios do Estado de São Paulo”, que ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal.

No encontro, foi apresentado o “Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental do Estado de São Paulo”, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), da Universidade de São Paulo (USP), parceria firmada com a finalidade de desenvolver ações de saneamento rural nos municípios paulistas.

Com o desenvolvimento do projeto – que visa elaborar políticas públicas voltadas ao saneamento rural – o estado de São Paulo foi destacado pelo superintendente estadual da Funasa, Ronaldo Souza Camargo, por seu pioneirismo.

A iniciativa, além de atender aos 645 municípios do estado, funcionará como modelo de sucesso para que as ações sejam reproduzidas pelo país. Hoje, não existe um diagnóstico preciso sobre as necessidades prioritárias de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem nesses municípios, o que torna a ação mais relevante e urgente.

O projeto vai além de diagnosticar a situação do saneamento, podendo, inclusive, impactar outros setores, como a saúde: de acordo com o superintendente, para cada dólar investido em saneamento básico, seis são economizados na saúde.

Nessa primeira fase, será realizado um levantamento dos problemas relacionados ao saneamento rural dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Aguapeí Peixe e a Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema. A finalização desta etapa tem previsão para ocorrer até o segundo semestre deste ano.

Estavam presentes no encontro os prefeitos de Tarabai, José Roque da Silva Lira (Roque da Farmácia), e de Martinópolis, Marco Antônio Jacomeli de Freita, além de representantes de outros setores dos municípios de Anhumas, Mirante do Paranapanema, Narandiba e Pirapozinho.

Os convidados para compor a mesa foram: Ronaldo Souza Camargo, Superintendente Estadual da Funasa em São Paulo (SP); Daniel Alonso, prefeito de Marilia e presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Aguapeí Peixe; Roger Fernandes Gasques, prefeito de Álvares Machado e presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema; Caio Fontana, da Universidade Federal de São Paulo (UFSCar) e coordenador do projeto da Fundação Carlos Alberto Vanzolini; Sérgio Siebra, chefe substituto da Divisão de Engenharia da Funasa no estado de São Paulo; e Henry Michelin, representando o ex-deputado e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi.

Estrela do Norte foi representada pela engenheira ambiental Aline Leonardo, coordenadora de Planejamento e de Controle de Políticas Ambientais da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e pela enfermeira Maria Denise da Silva Toso, chefe de seção da Unidade Básica de Saúde “Maria José Albertine Gomes”. As servidoras públicas ficarão disponíveis para auxiliar as universidades responsáveis pelo diagnóstico do saneamento rural no município.

Veja a reunião na íntegra: