Sucesso do 1º Pedal Solidário de Estrela do Norte pede próxima edição

Publicado em: 06/09/2022 11:41

Sucesso do 1º Pedal Solidário de Estrela do Norte pede próxima edição

Trabalho. Equipe. União.  São essas algumas das palavras que definem o sucesso do 1º Pedal Solidário de Estrela do Norte, no último domingo (4). Foram 145 inscritos.

Organizado pela Divisão de Esportes, Lazer e Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal, o evento foi resultado de uma equipe unida: servidores de diferentes setores da prefeitura colocaram a “mão na massa” para que tudo saísse da melhor maneira possível. E deu certo!

No amanhecer de domingo, às 6h30, os participantes já estavam tomando o café da manhã no Salão Paroquial da Igreja da Matriz. Era apenas o início de um longo dia.

Já na concentração, na praça da Matriz, o colorido das roupas e das bikes despontava no meio de tanta gente diferente.  A população chegou aos poucos e logo se misturou aos ciclistas. A diversidade tomou conta do pedal.

A largada estava marcada para as 7h30. Da praça, os participantes seguiram para os percursos:

• Percurso 1 – (completo) 34 km (aprox.) -Rural e Urbano – pavimento e estrada de chão
  • Percurso 2 – (parcial) 16 km (aprox.) - Rural e Urbano – somente pavimento.
  • Passeio na cidade – 3 km (aprox.)

Pelo caminho, havia os pontos de apoio, com hidratação:

• 1º - Associação dos Produtores Rurais do Bairro Rebojo
  • 2º - Sítio do Ivan Paraguai
  • 3º - Associação dos Produtores Rurais do Bairro Rebojo
  • 4º - Estância JK - Viveiro e Restaurante Sombra da Mata

De volta à cidade, o grupo foi recebido pela Banda Marcial, atração especial da programação. Os troféus foram entregues para as seguintes categorias:

• Maior Equipe: Narandiba;
  • Maior equipe familiar: Santo Inácio (Marcos, Lucas, Jane e Josilene);
  • Ciclista mais experiente: Nércio (Itaguajé)
  • Ciclista mais novo: Matheus Henrique de Oliveira Melo (Estrela do Norte);
  • Cidade de maior distância: Santo Expedito (Tio Chico/Bolinha Beer)

A realização do pedal contou com apoiadores, que também são responsáveis pelo sucesso:

• Pedivela Bike – Dema e Cláudia
  • Turma da Madrugada – Fabinho da Fortcar
  • MSA Serigrafia – Vinicius
  • Gerson Sports – Gerson e Andréia
  • Cawpos Suporte de Bikes - Gabriel
  • Posto Nova Estrela – Evandro, Suzana, Guilherme e Gabi
  • Ester Moraes – Diretora de Cultura e Turismo de Narandiba
  • Jurandir Lima – Interlocutor de Turismo de Pirapozinho e Presidente da RT Pontal Paulista
  • Mânia Pires – Coordenadora de Cultura e Turismo de Anhumas

A primeira-dama do município, Angela Toso, representou o prefeito municipal e agradeceu os ciclistas e a população presente. Outras autoridades também prestigiaram: vice-prefeito Alberto Martins e a esposa Luzia Oliveira; presidente da Câmara Municipal, Lázaro Toso; e vereadores.

Como era um evento solidário, o pedal arrecadou:

• 73 caixas de leite;
  •  17 litros de óleo;
  • 3 pacotes de feijão;
  • 1 pacote de macarrão;
  • 1 pacote de fubá.

Como representante do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Angela Toso agradece imensamente a contribuição dos ciclistas.

Para fechar o dia, houve um grande sorteio de brindes patrocinado por Gerson Sports.

A equipe organizadora foi brilhante: Ricardo Lescovar, diretor da Divisão de Esportes, Lazer e Turismo; Márcia Vicente, responsável pelo Turismo no município; Leandro Toffolli, coordenador de planejamento da Prefeitura Municipal.

Agradecemos a participação e o prestígio de todos! Que venha o próximo!

História do ciclismo

O ciclismo surgiu na Inglaterra, durante o século XIX., quando nasceram as primeiras grandes provas, como o Liège-Bastogne-Liège, que existe até hoje.

Em 1891, aconteceu a primeira prova de Audax, ou "Randonneurs", entre Paris e Brest (na França), com um percurso total de 1200 Km. Essa é a prova mais tradicional do ciclismo mundial e não tem caráter competitivo. Hoje, para poder participar, o ciclista deve conseguir realizar, num mesmo ano, as provas de 200 km, 300 km, 400 km e 600 Km. Só depois de ganhar o chamado "brevet", poderá realizar os 1200 Km.

O ciclismo estreou nos Jogos Olímpicos na edição de 1896, em Athenas.

Confira a galeria colaborativa de imagens do evento. A atualização será constante: