Outubro Rosa é marcado por ações com foco na saúde da mulher

 

Publicado em: 27/10/2022 17:02

Whatsapp

 

Outubro Rosa é marcado por ações com foco na saúde da mulher

 

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. No município, foi marcado por atividades diversificadas voltadas para a prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher.

Ao longo de todo o mês, a Divisão de Saúde desenvolveu ações como entrega de folders e orientações durante as visitas domiciliares e o Dia D, reservado para coleta de exame preventivo (Papanicolau) com a presença do ônibus do Hospital da Esperança de Presidente Prudente.

Ontem (26), foi realizada a Noite Rosa, com horário estendido até as 22h para coleta de preventivo, testes rápidos para sífilis e hepatites, atualização da caderneta de vacinação e agendamento de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

Quem aproveitou a data para cuidar da saúde foi recebida com um coffee break e pôde assistir à palestra do médico ginecologista João Marcelo, que abordou o câncer de mama. Todas as mulheres que compareceram na Noite Rosa receberam um brinde com a orientações.

 

Sobre a campanha

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

O laço rosa foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item na Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990.

No Brasil, o primeiro ato aconteceu em 2002, em São Paulo. Na época, o Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa.

Fonte: Inca /Estadão