Dia Mundial do Diabetes é marcado por ações multidisciplinares no município

Publicado em: 23/11/2022 10:48

Dia Mundial do Diabetes é marcado por ações multidisciplinares no município

Fotos: UBS/Estrela do Norte

A Divisão de Saúde realizou ações diversificadas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, com o objetivo de identificar precocemente a doença e promover um melhor acompanhamento aos diabéticos do município.

Na manhã do dia 16, a enfermeira da UBS, Solange Campos, coordenou a realização de testes de glicemia capilar, com orientações e esclarecimentos ao público, dando ênfase aos insulinodependentes.

Também no dia 16, no período da tarde, o clínico geral da unidade, Josimar Antunes, as farmacêuticas Daniela Menotti e Emili Bueno, e a enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Amanda Correia, palestraram sobre temas que devem fazer parte do dia a dia dos diabéticos, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, uso correto da medicação e cuidados gerais. Houve também a entrega de insumos aos insulinodependentes e um café da tarde saudável.

Continuando a programação, em parceria com a Divisão de Esportes, Lazer e Turismo, foi realizada uma caminhada na manhã do dia 18, na recém-construída pista de caminhada municipal. A ação foi planejada para incentivar a prática saudável de exercícios físicos e divulgar o projeto Ativa Idade, coordenado pela Divisão de Esportes, Lazer e Turismo, que oferece atividade física semanalmente no Ginásio Municipal. A caminhada foi finalizada com um café da manhã saudável.

Saiba mais

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).

Fonte: Ministério da Saúde (2022).