Arrastão da dengue mobiliza população no combate ao Aedes aegypti

Publicado em: 05/12/2022 12:17

Arrastão da dengue mobiliza população e agentes municipais no combate ao Aedes aegypti

Fotos: UBS

Terminou no dia 2/12 o último arrastão da dengue em 2022. Com início em 23/11, a ação se estendeu por um período maior que o de costume, já que as altas temperaturas e chuvas ocorridas por agora são propícias ao desenvolvimento do mosquito. Esse foi o sexto arrastão do ano.

O objetivo é conscientizar e mobilizar a população para que criadouros do mosquito Aedes aegypti sejam eliminados, a fim de evitar a transmissão da dengue, zika e chikungunya.

A ação é uma parceria entre a Divisão de Saúde e Saneamento, Vigilância Sanitária, agentes de endemias, agentes de saúde, equipe da limpeza e equipe da garagem municipal. A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente atuou no recolhimento de pneus para descarte correto.

Durante este ano, foram registradas no município mais de 100 notificações suspeitas para dengue, com 41 casos positivos. Para que haja queda no número de casos, os arrastões estão entre as estratégias eficazes de combate ao mosquito transmissor.

De acordo com Maria Denise da Silva Toso, chefe de seção da UBS, a dengue é um problema de saúde pública que pode evoluir de forma leve, moderada e até causar a morte. Assim, o trabalho de prevenção e monitoramento de casos pela Vigilância Epidemiológica é essencial.

Nesse período, a equipe de Saúde também realizou mobilizações nas escolas.

É preciso lembrar, que o simples ato de manter quintais limpos e monitorados, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito, pode salvar vidas. Dengue mata.