Projeto Raízes – Saúde no Campo chega à 3ª edição no município

 

Publicado em: 31/01/2023 11:23

Whatsapp

 

Projeto Raízes – Saúde no Campo chega à 3ª edição no município 

 

Fotos: Cedidas

Aconteceu no último dia 27 de janeiro a 3ª edição do Projeto Raízes – Saúde no Campo, iniciativa da Divisão Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O projeto foi idealizado com o objetivo de melhorar o cuidado com a população do campo e, ao mesmo tempo, estreitar a comunicação entre os moradores e as Divisões.

 

Nessa edição, a programação foi dividida em dois períodos. Pela manhã, houve o plantio de 50 mudas nativas em áreas de preservação permanente: 25 mudas no rancho PH 3 Irmãos, que tem como proprietário Natalino de Oliveira; e 25 na chácara Três Marias, do proprietário Laerte Pereira Neto.

 

O rancho PH 3 Irmãos e a chácara Três Marias têm como fundo o Córrego Água do Sapo, que deságua no rio Rebojo. Para a Coordenadora de Planejamento e de Controle de Políticas Ambientais do município, engenheira ambiental Aline Leonardo, ações desse tipo são de extrema importância para proteger a saúde do cidadão do campo, já que proteger a mata ciliar contribui para que o assoreamento de corpos da água não aconteça e o solo não fique desprotegido.

 

À tarde, a programação foi no salão aberto da igreja do Incra, com atendimentos de uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicóloga, enfermeira e fisioterapeuta. A população da zona rural pode realizar consultas, agendar exames, participar de atividades de fisioterapia, aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos de covid-19, sífilis, HIV, hepatite e glicemia. Uma médica veterinária também esteve no local para aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos.