Plantio de mudas celebra os 58 anos de Estrela do Norte e o Dia Mundial da Água

 

Publicado em: 27/03/2023 09:09

Whatsapp

 

Os 58 anos do município e o Dia Mundial da Água são comemorados com plantio de mudas em área de preservação permanente

 

Fotos: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e o Projeto Guri realizaram uma atividade socioeducativa para comemorar o aniversário da cidade, que festejou seus 58 anos em 21 de março, e o Dia da Água, celebrado no dia 22. A atividade ocorreu no dia 23, na chácara Nossa Senhora Aparecida, propriedade de Laércio Belão e Eronice Monteiro, área de preservação permanente localizada no município.

As turmas de violão e canto coral do Guri, acompanhadas pelos educadores André Buzetti e Thiago Silva, e pela coordenadora Élida de Cássia Toso Tomazini, realizaram o plantio de 58 mudas das espécies nativas açoita-cavalo, angico-do-cerrado, farinha-seca, angico-gurucaia, pau-ferro, timburi e tipuana, na propriedade por onde passa o rio Rebojo.

A engenheira ambiental e coordenadora de Políticas Públicas Ambientais do município, Aline Leonardo, expôs aos alunos a relevância da atividade, já que o plantio contribui com a mata ciliar e auxilia na proteção do curso hídrico, evitando erosões assoreamento do rio. O engenheiro agrônomo Caio Almeida pontua que ações desse tipo são necessárias para a conservação dos rios do município e são sempre bem-vindas.

Para Douglas José Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), as 58 mudas simbolizam 58 novas possibilidades de um mundo melhor. “Iniciativas como essa representam esperança”, conclui.

Os proprietários contam que sempre cuidaram do local e que o plantio faz parte dos cuidados que procuram manter para que a área na propriedade permaneça preservada. “Gostamos muito de plantar e, receber essa ação, nos deixou muito felizes”, finalizam.

As mudas foram doadas pelos poderes Executivo e Legislativo, que entendem que iniciativas como essa são fundamentais à manutenção das áreas de preservação permanente da nossa Estrela do Norte.

 

O que são áreas de preservação permanente?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “as áreas de preservação permanente foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa”.

 

Veja a galeria de imagens: