Conseg e Polícia Civil divulgam dicas de segurança para propriedades rurais
Foto: Conseg
O delegado de polícia Marcos Antonio Mantovani, que responde pelo expediente da Delegacia de Polícia local, e membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), reuniram-se na tarde do último dia 28 para discutir ações preventivas de segurança em propriedades rurais do município.
Na ocasião, Mantovani expôs ao presidente do Conseg, Francisco Vicente, e à integrante do Conselho Aline Leonardo, algumas medidas eficazes que podem ser adotadas pelos proprietários rurais para proteção de seus imóveis, demais patrimônios e dos moradores.
São elas:
O delegado Mantovani orienta o proprietário a não reagir em casos de violência ou grave ameaça, principalmente, em casos de invasão armada. Nessas circunstâncias, o indicado é manter a tranquilidade e, assim que possível, procurar a Polícia e relatar com detalhes o ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Evitar o uso de maquinários agrícolas em vias públicas também é uma conduta a ser observada quando o assunto é segurança. No entanto, caso necessário, algumas medidas devem ser consideradas: Fazer o uso prioritariamente durante o dia; conferir o estado das lanternas traseiras e dianteiras e utilizar sinalização com faixas refletoras quando utilizados à noite; estar precedido de algum automóvel à sua frente, fazendo a sua escolta, quando o veículo for de grandes proporções e muito lento.
Vale ressaltar que quando colocadas em prática, as ações de prevenção reforçam a segurança e podem evitar episódios de violência aos moradores e danos materiais à propriedade.
Dúvidas: Contate a Delegacia de Polícia mais próxima.
Emergência: ligue 190 0u 193.