Saúde promove ações de prevenção e controle da leishmaniose
Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento
Ações com foco na prevenção e no controle da leishmaniose foram realizadas no município entre 8 e 11 de agosto. A iniciativa ocorreu em consonância à Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, de 7 a 11 deste mês.
A leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito palha e que atinge animais e seres humanos, e divide-se em dois tipos, a visceral e a tegumentar ou cutânea.
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são: febre irregular, perda de peso, inchaço no abdômen. Já os sintomas da leishmaniose cutânea ou tegumentar incluem: elevação da pele avermelhada até três semanas após a picada do mosquito com aumento progressivo da lesão.
Ações desenvolvidas
08/08: equipes da Saúde e da Casa da Agricultura realizaram orientações sobre leishmaniose e oferta de vacinação contra raiva em cães e gatos.
09/08: palestra explicativa aos alunos da Emef Antônio Padoim.
10/08: panfletagem e orientações no comércio local e em setores públicos.
11/08: visitas e orientações na zona rural.
De acordo com a equipe, ações conjuntas entre setores são essenciais para o combate efetivo à leishmaniose. Além das ações anuais com foco na doença, o município está realizando um manejo ambiental e, em breve, será feito um inquérito canino e coleta de exames em cães com a finalidade de realizar busca ativa.
A Saúde também ressalta que a prevenção é a melhor solução e, dessa forma, recomenda aos munícipes que mantenham o quintal limpo e fiquem atentos aos sinais e sintomas em cachorros e humanos e, se houver dúvida, procurem a Unidade Básica de Saúde.