Programação do Outubro Rosa oferece horário diferenciado de atendimento na UBS
Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento
A Divisão de Saúde e Saneamento do município promoveu durante este mês uma programação especial com ações voltadas ao Outubro Rosa.
Nos dias 9 e 10, a Unidade Básica de Saúde teve seu horário de atendimento estendido até as 19h30 para oferecer ao público feminino coleta de exame preventivo, orientação sobre o autoexame das mamas e agendamento para mamografia.
Já no dia 20, das 18h às 20h, ocorreu a Noite Rosa, que, além dos atendimentos disponibilizados durante os horários estendidos, ofereceu testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na ocasião, todas participaram de um coffee break.
Em torno de 80 mulheres estiveram presentes nas ações, um ato de carinho e autocuidado.
Saiba mais
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e o que causa mais mortes.
Em 2023, são estimados 73.610 casos. Em 2021, foram 18.139 mortes.
Ainda segundo o Inca (2023), não há uma única causa para esse tipo de câncer. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Apesar de raro, é importante salientar que o câncer de mama também atinge homens (1% dos casos).
Sintomas do câncer de mama (Inca, 2023)
Em casos persistentes dessas alterações ou se houver qualquer dúvida, procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde.