No Maio Laranja, Rede Protetiva promove ação de conscientização nas escolas

 

Publicado em: 03/06/2024 09:43

Whatsapp

 

No Maio Laranja, Rede Protetiva promove ação de conscientização nas escolas

 

Por Ana Paula Guanaes*

Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento

O Maio Laranja é uma campanha de conscientização dedicada ao combate e à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca alertar sobre os sinais de violação, e sensibilizar a sociedade e as instituições para a importância da denúncia de casos visando à proteção da vítima e à prevenção de novos episódios.

Durante o Maio Laranja, a Rede Protetiva Municipal, por meio das Divisões de Saúde e Saneamento, Assistência Social, Educação e Cultura, realizou a ação “Maio Laranja: Faça Bonito”, com palestra e gincana na Emef Antônio Padoim e E.E. Dr. Moacyr Teixeira, incentivando a denúncia de casos de abuso e exploração, além de promover a educação e a proteção das crianças e dos adolescentes.

Na E.E. Dr. Moacyr Teixeira os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o tema de maneira lúdica e informativa por meio da palestra e gincana “Quiz Maio Laranja”, com perguntas e respostas que abordavam o assunto.

Já na Emef Antônio Padoim, foi realizada a sensibilização com palestra e com o “Semáforo do Toque”, dinâmica em que, com ajuda de bonecos, as crianças tiveram conhecimento dos cuidados quanto ao corpo e consciência a respeito de onde podem ser tocados e como se proteger de qualquer ação que possa resultar em abuso e exploração sexual.

 

Como denunciar?

Disque 100

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.

Proteger nossas crianças e nossos adolescentes é um dever de todos!

 

*Ana Paula Guanaes é psicóloga da Divisão de Saúde e Saneamento


Imagens