Ação Saúde no Campo, do Projeto Raízes, reúne 75 moradores

Publicado em: 30/06/2022 12:27

Ação Saúde no Campo, do Projeto Raízes, reúne 75 moradores

Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento

No último dia 22 foi realizada no salão aberto da igreja do Incra, a 2ª edição do Saúde no Campo, uma iniciativa da Divisão Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

O Saúde no Campo faz parte do Projeto Raízes, idealizado pela Prefeitura Municipal, que tem como objetivo melhorar o cuidado com a população do campo e, ao mesmo tempo, aproximar a comunicação entre esses moradores e as Divisões.

Nesse dia, médico, psicóloga, enfermeira, fisioterapeuta, engenheiro ambiental e engenheiro agrônomo foram deslocados de suas unidades para atender à população.

Foram agendados exames, realizadas consultas, atividades de fisioterapia, aferição da pressão arterial, disponibilização de testes rápidos de covid-19, sífilis, HIV, hepatite e glicemia. Houve também distribuição de mudas nativas com orientação dos engenheiros.

Os produtores rurais ainda receberam orientações sobre a ação medicinal de espécies como barbatimão e cabreúva, distribuídas na ocasião. Também foram doadas mudas das espécies ingá, farinha-seca, cega-machado, paineira, falso-pau-brasil e embu. Como contribuição ao evento, a usina Umoe Bioenergy realizou doação de 125 mudas.

De acordo com a engenheira ambiental Aline Leonardo, um meio ambiente saudável é fundamental para o bem-estar da população. Sendo assim, ela e o engenheiro agrônomo Caio Almeida  orientaram os moradores sobre como e onde realizar o plantio, a importância do cuidado com o solo e a necessidade do plantio de espécies nativas para combater a erosão.

Durante a tarde, os 75 participantes puderam aproveitar um café saudável, preparado pela Divisão Municipal de Saúde e Saneamento.

A expectativa é que nas próximas edições o projeto possa se consolidar e atingir, cada vez mais, um número maior de participantes, tornando-se um marco na prevenção de doenças e promoção de saúde no município.

Veja as imagens do evento: