Período de estiagem exige atenção da população

Publicado em: 04/08/2022 14:29

Período de estiagem exige atenção da população

No período que compreende os meses de julho, agosto e setembro acontece a época crítica de estiagem, quando queimadas e incêndios em vegetações acontecem com frequência.

A última chuva significativa, de apenas 8mm, ocorreu em 20 de junho, o que contribui para que a umidade relativa do ar fique baixa.

Por isso, é necessário que as populações da zona rural e urbana redobrem os cuidados, como não jogar bitucas de cigarro no chão e manter terrenos limpos, para evitar que incêndios se alastrem e ganhem força gerando fumaça e caos.

Para os produtores rurais, a orientação é que sejam feitos aceiros de no mínimo 3 metros em volta de área de preservação permanente e em áreas vulneráveis às queimadas.

Além de expor a população ao perigo, queimar lixo em zona urbana é crime e o responsável pelas queimadas poderá ser multado e penalizado com reclusão de um a quatro anos, de acordo com a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1988. Também, pode receber uma multa no valor de 100 a 300 UFMs (Unidade Fiscal Municipal), como prevê a Lei Municipal nº 938/02/11.

Em caso de fogo, denuncie ou acione a Defesa Civil Municipal pelo telefone (18) 3999-1177.