Estrela do Norte formaliza a primeira edição do Remume

Publicado em: 21/12/2022 19:23

Estrela do Norte formaliza a primeira edição do Remume

Foto: UBS

A Divisão de Saúde e Saneamento formalizou neste ano a primeira edição do Remume – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – documento que lista os medicamentos disponíveis na Atenção Básica de Saúde do município.

Estrela do Norte ainda não havia formalizado nenhuma edição do Remume. Dessa forma, o documento é resultado do reconhecimento da administração municipal e da equipe de Saúde sobre a necessidade dessa primeira edição.

Ao longo dos últimos 24 meses foram incluídos 17 novos medicamentos na Atenção Básica municipal:

• 1 antisséptico;
  • 1 lubrificante oftálmico;
  • 1 corticoide;
  • 1 modificador de motilidade gastrointestinal;
  • 2 antibióticos;
  • 2 antidepressivos;
  • 2 anti-inflamatórios;
  • 2 antieméticos;
  • 2 hormônios tireoidianos;
  • 3 antiparasitários.

A organização foi um trabalho conjunto entre a equipe da Farmácia Municipal, farmacêuticas Daniela Menotti e Emili Toso, e a gestora da Unidade Básica de Saúde, Maria Denise da Silva Toso. Maria Denise destaca que “a formalização do Remume é um grande avanço, no entanto, a manutenção da disponibilidade desses medicamentos é tão importante quanto a sua inclusão”. E elogia o comprometimento de toda a equipe que participou do processo.