Saúde inicia o projeto Cuidado Farmacêutico em Pacientes Hipertensos
Por: Emili Toso e Regislene Alves
Edição: Assessoria
Fotos: Divisão de Saúde e Sanemanto
Proporcionar um acompanhamento individualizado aos pacientes hipertensos a fim de otimizar sua terapia medicamentosa e promover um tratamento mais seguro e eficaz: este é o objetivo do projeto Cuidado Farmacêutico em Pacientes Hipertensos idealizado pelas farmacêuticas Emili Toso e Regislene Alves.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição crônica de alta prevalência e um dos principais fatores de risco para complicações cardiovasculares. A prescrição medicamentosa apropriada, adesão ao tratamento, a avaliação da necessidade terapêutica, a análise da efetividade e segurança dos fármacos utilizados são essenciais ao tratamento eficaz e efetivo.
O Projeto Cuidado Farmacêutico em Pacientes Hipertensos
Após a definição do público-alvo – ser hipertenso, ter resistência ao tratamento, ter registros de altos índices pressóricos e uma ou mais comorbidades – a clínica geral da UBS, Samantha Gimenez, e o cirurgião-dentista da unidade, Frederico Souza, abordaram os impactos fisiopatológicos e clínicos da hipertensão no organismo, e as farmacêuticas Emili Toso e Regislene Alves esclareceram sobre o funcionamento projeto.
Nas consultas farmacêuticas, é feita uma avaliação para constatar se o paciente segue corretamente as orientações médicas e farmacêuticas, a necessidade do tratamento, a efetividade do regime terapêutico e a segurança da terapia, que permitem a implementação de intervenções farmacêuticas para aprimorar o cuidado ao paciente.
A gestora municipal de Saúde, Maria Denise da Silva Toso, aponta para os dados dos pacientes hipertensos do município: atualmente, 25% da população é hipertensa, com um aumento significativo de casos na faixa etária de 30 a 40 anos nos últimos. As doenças relacionadas à hipertensão e aos problemas cardiovasculares se configuram como as principais causas de morte em Estrela do Norte
“Dessa forma, entendemos que promover ações que visem a melhoria na qualidade de vida dos pacientes e a prevenção de danos é essencial, sensibilizando os pacientes a aderirem às ações e orientações que a Saúde municipal promove", afirma.