História do Município

Histórico Oficial de Estrela do Norte

 

Estrela do Norte chamou-se inicialmente Patrimônio Dragão, porém com a vinda para esse lugar do Senhor Coronel Albino da Cruz Sobrinho, tendo em vista seu esforço e dedicação para o desenvolvimento do lugar, o mesmo passou a denominar Patrimônio Coronel Albino e posteriormente Patrimônio Estrela do Norte em razão do Senhor Coronel Albino ter possuído no estado de Minas Gerais uma fazenda com este nome e com a emancipação político administrativa, denominou-se município de Estrela do Norte. 

A emancipação político administrativa ocorreu pelo esforço dos senhores: José Carlos Ferraz da Silva Santos, Paulo Marinho do Nascimento, José de Paula Carvalho, José Joaquim de Araújo, João Martins, Disaku e família Sumissono.

O primeiro morador e fundador foi o agricultor e comerciante José de Paula Carvalho (Zé Chiquita).

A criação do Distrito de Estrela do Norte, deu-se no ano de 1.953, através da Lei 2.456, de 30/12/1.953, Lei Quinquenal.

Quando a população de Estrela do Norte percebeu a possibilidade do seu desmembramento de Pirapozinho, organizou-se uma comissão que cuidaria e tomaria as providências necessárias junto aos poderes constituídos. 

Os membros da Comissão Pró Criação do Município foram:

Presidente: José Carlos Ferraz da Silva Santos
Membros: Antônio Targino de Melo, João Vicente Ferreira, Professor Otacílio de Zanelati Rui, Paulo Marinho do Nascimento, Daniel Pereira da Silva, Joaquim Luiz de França, Orlando Gomes Barbosa, Nelson Gentil, Arnaldo Henrique, Manoel Tenório Cavalcante, Raimundo Duarte Pinheiro, José Moisés de Almeida, Henrique Azevedo da Silva, Aurelino Martins Cardoso, Dário de Oliveira, Otávio Felício Resende e Benedito Casemiro de Oliveira.

Após o grande desempenho de seus membros, a Comissão Pró Criação do Município conseguiu alcançar o seu objetivo.

Em 28/02/1.964 foi criado o município de Estrela do Norte, sua instalação deu-se no dia 07/03/1.965, quando elegeu prefeito o Senhor José Carlos Ferraz da Silva Santos com 345 votos pelo partido Republicano, com expressiva votação.

Os primeiros loteamentos do núcleo que nascia foram efetuados pelo saudoso Coronel Albino com a colaboração da Colônia Japonesa.

Graças ao esforço dos senhores José Carlos Ferraz da Silva Santos, Paulo Marinho do Nascimento, José de Paula Carvalho, José Joaquim de Araújo, João Martins, deu-se a emancipação político administrativa de Estrela do Norte. Vale ressaltar que o Senhor José Carlos também contribuiu para a emancipação dos municípios vizinhos de Tarabai e Narandiba, que por coincidência se emanciparam através da mesma lei. Pelo fato, o Senhor José de Paula Carvalho (Zé Chiquita) ter sido o primeiro morador deste lugar, o mesmo foi quando da criação do distrito, nomeado Sub-Prefeito.