Estrela do Norte realiza última ação de proteção aos recursos hídricos do ano

 

Publicado em: 20/12/2022 11:16

Whatsapp

 

Estrela do Norte realiza última ação de proteção aos recursos hídricos do ano

 

Fotos: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

O plantio de árvores traz benefícios que impactam o dia a dia e o meio ambiente, como redução da poluição, conforto térmico, estabilidade do solo, proteção natural e preservação dos cursos da água.

Pensando nisso, durante o ano foram realizadas várias ações de plantio direcionadas a diferentes públicos:

  • Plantio em comemoração ao aniversário da cidade em APP de propriedade rural;
  • Distribuição de mudas a proprietários rurais durante a ação Saúde no Campo;
  • Plantio com os alunos da EMEF Antonio Padoim, na Semana de Meio Ambiente;
  • Plantio com as crianças do Projeto Crescer.

No total, foram 335 mudas nativas distribuídas ou plantadas em áreas verdes ou áreas de preservação permanente (APP) no município só em 2022.

Para encerrar este ano tão, a equipe da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – engenheira ambiental, Aline Leonardo; engenheiro agrônomo, Caio Almeida; e o auxiliar, Douglas Belão, realizou sua última ação. Foram plantadas 23 mudas das espécies nativas ipê, cabreúva e farinha-seca, na APP da chácara Recanto da Natureza. A iniciativa foi aceita com gratidão pelo proprietário, Remil Pereira Filho, que se comprometeu a dar seguimento aos cuidados necessários ao desenvolvimento das mudas.

 

A área escolhida margeia o Córrego Água do Sapo, que teve, recentemente, as alas de contenção recuperadas e inauguradas. O objetivo, com isso, é recuperar as margens do córrego, que deságua no Rio Rebojo que, por sua vez, deságua no Rio Paranapanema.

 

 

De acordo com a coordenadora de Planejamento e de Controle de Políticas Ambientais, engenheira ambiental Aline Leonardo, os recursos hídricos devem ser preservados e, uma das ações mais valiosas para que isso aconteça, é o plantio para proteger as margens dos corpos da água. Caio Almeida, engenheiro agrônomo, salienta que, apesar de os resultados serem notados apenas daqui a 10 anos, é importante começar hoje.