Academia para pessoas com deficiência é instalada no município
Fotos: Divisão de Esportes, Lazer e Turismo
Uma academia de exercícios físicos para utilização de pessoas com deficiência foi instalada no município, em dezembro de 2022, visando proporcionar aos usuários a realização de exercícios e a manutenção da saúde.
Como é o caso do Andrey Moura (30), que ficou sem um espaço para se exercitar após o encerramento das atividades de uma academia no município. Motorista de ônibus em uma empresa, ele teve as duas pernas amputadas após um acidente automobilístico sofrido ao dormir ao volante.
A partir daí, começou a luta para a reabilitação, quando conseguiu uma vaga na Rede Lucy Montoro para colocar próteses. Como a adaptação das próteses definitivas ainda não deu certo, ele depende, hoje, de cadeira de rodas para se locomover.
Para Andrey, o espaço ajudará muito àqueles que precisam de equipamentos adaptados para a realização de exercícios. “Aqui na cidade, antes da pandemia, eu frequentava uma academia que não era adaptada às pessoas com deficiência. Mas o espaço acabou fechando e, com isso, eu não tinha mais como fazer os exercícios”, completa.
Nas fotos, Andrey se exercita na academia recém instalada:
A Rede Lucy Montoro
Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem como objetivo “proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras”. Os tratamentos são realizados por “profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos”.