Divisão de Assistência Social desenvolve ações em alusão ao Maio Laranja

Publicado em: 01/06/2023 14:45

Divisão de Assistência Social desenvolve ações em alusão ao Maio Laranja

Fotos: Divisão de Assistência Socialtificar atitud

O Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Estrela do Norte realizou, no mês de maio, um conjunto de ações com a intenção de sensibilizar a rede multidisciplinar e a comunidade sobre a campanha Faça Bonito, campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que tem como marco o dia 18 de maio. Confira:

Capacitação profissional

No dia 12, foi realizado o primeiro encontro de capacitação de educação continuada sobre escuta especializada com profissionais da rede municipal – Assistência, Educação, Saúde –, com o objetivo de capacitá-los sobre o processo de identificação e compreensão da fala da criança ou adolescente, e prepará-los para o acolhimento em situações de relato de violência.

A violência sexual, que não se caracteriza apenas pelo toque, acontece majoritariamente dentro dos próprios núcleos familiares e é cometida por pessoas muito próximas às crianças e aos adolescentes.

Teatro de fantoches

No dia 17, no Cras, foi apresentado um teatro de fantoches pela assistente social, Adriele Gentil, e a psicóloga, Kelly Augusta. A peça foi uma conversa entre as personagens Lilica e Leleca e as crianças, e o tema explorado foi o cuidado com o corpo e a diferença entre os tipos de toque – o toque bom e o toque mau.

Uma canção sobre o abraço foi apresentada e, em seguida, as crianças pintaram e recortaram flores amarelas, símbolo da campanha, representando a infância e o combate ao abuso.

No dia 24, o teatro foi apresentado às crianças da pré-escola. Os alunos pintaram e fixaram as flores símbolo da campanha no jardim do Paço Municipal, com o intuito de dar notoriedade ao tema.

Roda de conversa

Também no dia 17, houve uma roda de conversa com os pais das crianças acompanhadas pelos serviços de convivência e os conselheiros tutelares, Gabriela Garcia e Matheus Palma. Na pauta, foi ressaltada a importância do acompanhamento da rotina dos filhos e da vigilância aos acessos à internet, já que os casos de abusos e violências por meio das redes sociais são cada vez mais comuns.

A diretora da Divisão de Assistência Social, Ana Caroline Albertini Costa, fez uma explanação sobre o tema cedendo espaço aos presentes, que relataram casos pessoais e de conhecidos.

Teatro musical

No dia 18, no Centro Comunitário Municipal, as crianças das redes municipal e estadual de ensino, assistiram a um teatro musical encenado pela equipe do Cras e pelas usuárias do programa Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A peça encenou o cotidiano de uma criança em duas perspectivas diferentes: a de uma criança que vive uma realidade saudável e feliz, com estudo, lazer e longe de violência; e a de uma criança que vivencia o abuso, triste e com medo.

A diretora Ana Caroline Albertini Costa relatou o caso da menina Araceli, que ficou conhecido nacionalmente e que inspirou a campanha Maio Laranja. Araceli foi sequestrada, estuprada, teve o corpo queimado com ácido e encontrado em um matagal apenas seis dias após o desaparecimento. O caso ocorreu há 50, mas ninguém foi punido.

Ação na cidade

No dia 19, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), orientadas pelos profissionais do Cras e SCFV, instalaram flores amarelas pintadas por elas, na entrada da cidade, como forma de despertar a atenção de quem passasse por ali à campanha

De acordo com Ana Caroline a violência sexual em com crianças e adolescentes é um assunto que deve ser abordado durante todo o ano. A capacitação dos profissionais e da família para que possam identificar com facilidade quando houve algo errado na rotina dessas crianças é essencial. Assim como é importante que as próprias crianças saibam identificar atos suspeitos.

Veja a galeria de imagens: