Divisão de Saúde e Saneamento orienta a população sobre cuidados com as queimadas
Em face dos prejuízos que podem acometer a população na exposição de intensa fumaça e neblina, a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (CGVAM/DVSAT/SVSA) elaborou um Informativo com orientações e recomendações para evitar a exposição da população durante esse evento.
A queima de biomassa (queima da floresta e áreas de pastagens) resulta na emissão de poluentes atmosféricos, tanto na forma de partículas quanto de gases. Tanto o material particulado quanto os gases, como o monóxido de carbono, são nocivos à saúde humana. Esses poluentes se dispersam na atmosfera dependendo da direção dos ventos, da temperatura gerada pelo foco de queimada e outros fatores. As populações residentes próximas aos focos de queima são as mais afetadas por essa exposição, mas a poluição também se desloca e pode atingir populações distantes, especialmente devido às partículas mais finas que viajam longas distâncias.
Orientações:
*Com informações da Divisão de Saúde e Saneamento.
Fonte: Ministério da Saúde
Mais informações: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/saude-ambiental/vigiar/informes-queimadas/informe-queimadas-se-no-36.pdf/view